MACROESTRUTURA DO TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO
- Ana Lívia Xavier

- 20 de mar. de 2024
- 1 min de leitura
Vamos entender a macroestrutura do texto dissertativo argumentativo, que é a união de três partes indissociáveis: introdução, desenvolvimento e conclusão. Normalmente, é composto de um parágrafo de introdução, três de desenvolvimento e um de conclusão.

INTRODUÇÃO. É o lugar de cativar o leitor, no seu caso o examinador! A primeira impressão é a que fica! Já abra o parágrafo de introdução com o tópico frasal da tese, sua opinião sobre o tema. Em seguida você pode usar alguma das seguintes estratégias: a) alusão histórica; b) citação de frase de autoridade literária, política ou cultural (argumento de autoridade); c) resumo dos dois argumentos que serão desenvolvidos em seguida.
DESENVOLVIMENTO. Na redação dissertativa argumentativa defenda sua tese com diversas estratégias de argumentação, mas não seja repetitivo com a mesma ideia. Desenvolva sua tese apresentando diferentes argumentos mediante recursos de associações lógicas (indução, dedução, causa/consequência, oposição, analogia, silogismo, com premissas que formam uma inferência), referências de autoridades no assunto, evidências/provas e exemplificações, citação de fatos históricos e científicos e pesquisas. Portanto, nos dois parágrafos de desenvolvimento inicie com o tópico frasal no primeiro período. Siga para o próximo período com mais informações que complementam ou comprovam o seu tópico frasal.
CONCLUSÃO. Oportunidade de retomar a tese e reforçá-la diante dos argumentos apresentados. Lembre-se sempre de que a introdução e a conclusão são como espelhos, uma reflete na mesma proporção a outra. No ENEM, cabe apresentar na conclusão uma proposta de intervenção social, que é uma solução para o problema embutido no tema dissertado. Os elementos da proposta de intervenção social são: ação, agente, modo, efeito e detalhamento.


Comentários