MICROESTRUTURA DO TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO
- Ana Lívia Xavier

- 20 de mar. de 2024
- 1 min de leitura
A microestrutura do texto dissertativo diz respeito à escrita do parágrafo. Assim, deve-se escrever orações e períodos, simples ou compostos, além de empregar os conectivos adequados intraparágrafos.
Importante ressaltar que as partículas de transição (conjunções, advérbios, locuções adverbiais, certas palavras denotativas e pronomes) normalmente não possuem função sintática, sendo elementos estilísticos que reforçam a persuasão.
Nesse sentido, observa-se que dentro de um parágrafo também há a lógica interna de introdução, desenvolvimento e conclusão do assunto. A abertura do parágrafo é feita com o tópico frasal, em seguida desenvolve-o (dando mais informações sobre o tema) e por fim, conclui. Todo parágrafo deve ter unidade de ideia exposta e coerência dessa ideia com as demais premissas.
No texto dissertativo argumentativo, devem-se iniciar todos os parágrafos (introdução, desenvolvimento e conclusão) com tópicos frasais. A frase-guia de todo parágrafo é o tópico frasal. Preferencialmente, fica na abertura do parágrafo, mas acontece no meio também. Ela expressa a ideia central do fragmento de texto. O tópico frasal deve resumir a ideia nuclear que será desenvolvida adiante, devendo ser bem escolhido o vocabulário adequado, mas evitando muita abstração. Foco no tema!! O resto do parágrafo é composto de ideias secundárias que sustentam a ideia principal do tópico frasal.
Justamente, quando estudamos as matérias para o Concurso Público, uma técnica essencial de retenção do conteúdo é a marcação das ideias principais dos parágrafos do texto, ou seja, dos tópicos frasais. A partir desses destaques, formula-se o resumão do texto. Perceba como a organização do texto e do nosso pensamento é semelhante!!


Comentários